Nutrition profile of adults related to ultra-processed food intake
Introdução e objetivo: O consumo de alimentos ultraprocessados tem crescido rapidamente nos últimos anos, estando relacionado ao ganho de peso e ao desenvolvimento de doenças crônicas, assim o objetivo do estudo foi verificar a relação do consumo de alimentos ultraprocessados com o perfil nutriciona...
| Autores: | , , |
|---|---|
| Tipo de documento: | artigo |
| Estado: | Versão publicada |
| Data de publicação: | 2020 |
| País: | Brasil |
| Recursos: | Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
| Repositório: | Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento |
| Idioma: | português |
| OAI Identifier: | oai:ojs.www.rbone.com.br:article/1176 |
| Acesso em linha: | https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1176 |
| Access Level: | Acceso aberto |
| Palavra-chave: | Food Consumption Nutritional status Body mass index Abdominal circumference Consumo de comida Estados nutricionales Índice de Masa Corporal Circunferencia abdominal Consumo di cibo Stato nutrizionale Índice di massa corporea Circonferenza abdominale Consumo alimentar Estado nutricional Índice de Massa Corporal Circunferência abdominal |
| Resumo: | Introdução e objetivo: O consumo de alimentos ultraprocessados tem crescido rapidamente nos últimos anos, estando relacionado ao ganho de peso e ao desenvolvimento de doenças crônicas, assim o objetivo do estudo foi verificar a relação do consumo de alimentos ultraprocessados com o perfil nutricional de adultos atendidos em um ambulatório de nutrição e especialidades médicas do interior do Rio Grande do Sul. Materiais e Métodos: Foram avaliados dados de índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CA), circunferência do pescoço (CP) e consumo de alimentos ultraprocessados em uma amostra com 132 adultos. Foram utilizados os testes não-paramétricos de Wilcoxon, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e associação Exato de Fischer. Os resultados foram considerados significativos a um nível de significância máximo de 5% e o software utilizado para esta análise foi o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Discussão e Resultados: O consumo médio de alimentos ultraprocessados correspondeu a 29% da alimentação diária. A maioria dos indivíduos apresentaram-se com sobrepeso 25% (33), com risco muito elevado para complicações metabólicas associadas a obesidade classificada pela CA 75% (99), e com elevado risco cardiovascular pela CP 78,8% (104). Tais riscos favorecem o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, em especial, as doenças cardiovasculares. Conclusão: A maioria apresentou excesso de peso, risco muito elevado para complicações metabólicas associadas a obesidade, além de elevado risco cardiovascular. E quanto maior a idade mais elevada a média do IMC, CA e CP dos indivíduos analisados. |
|---|