Efeitos da suplementação de suco de uva branco sobre as medidas antropométricas e bioquímicas em mulheres
O suco de uva é uma bebida rica em compostos fenólicos, os quais são importantes antioxidantes associados à redução na incidência de doenças relacionadas ao estresse oxidativo, incluindo as cardiovasculares. Estudos sobre os efeitos da suplementação com suco de uva tinto já foram realizados, no enta...
| Autor: | |
|---|---|
| Tipo de recurso: | tesis de maestría |
| Estado: | Versión publicada |
| Fecha de publicación: | 2017 |
| País: | Brasil |
| Institución: | Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
| Repositorio: | Repositório Institucional da UCS |
| Idioma: | portugués |
| OAI Identifier: | oai:repositorio.ucs.br:11338/3326 |
| Acceso en línea: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3326 |
| Access Level: | acceso abierto |
| Palabra clave: | Suco de uva -- Avaliação Antioxidantes Fenóis Dieta Mulheres Grape juice -- Valuation Antioxidants Phenols Diet Women |
| Sumario: | O suco de uva é uma bebida rica em compostos fenólicos, os quais são importantes antioxidantes associados à redução na incidência de doenças relacionadas ao estresse oxidativo, incluindo as cardiovasculares. Estudos sobre os efeitos da suplementação com suco de uva tinto já foram realizados, no entanto, até o momento, não há dados sobre os efeitos da suplementação com de suco de uva branco. Em vista disso, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de suco de uva branco sobre índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC) e abdominal (CA), pressão arterial, glicemia, níveis de insulina, danos oxidativos e perfil lipídico em mulheres. Paralelamente avaliou-se a capacidade antioxidante da dieta destas mulheres. Participaram deste estudo 25 mulheres com idade entre 50 a 67 anos. As voluntárias foram instruídas a consumir 7ml/Kg peso/dia de suco de uva branco (Vitis labrusca) sem nenhuma outra alteração no consumo calórico ou no estilo de vida. A suplementação ocorreu durante 30 dias. Dados antropométricos e amostras de sangue foram colhidos antes e no final da intervenção. A maior parte das mulheres amostradas apresentou curso universitário completo, declarando praticar atividade física e fazer uso de medicação. Quarenta e quatro por cento das voluntárias eram eutróficas e quarenta por cento apresentaram sobrepeso. As participantes apresentaram uma ingestão de macronutrientes adequadas as recomendações nutricionais (IDR). Já os micronutrientes cálcio, iodo, folato, selênio vitamina B6, E e D foram ingeridos em menor quantidade do que as estipuladas, sendo que o sódio foi ingerido em quantidade maior do que à recomendada pela IDR. A capacidade antioxidante dietética das voluntárias foi superior à obtida em indivíduos saudáveis americanos. A suplementação com suco de uva branco reduziu o IMC, a CC e a CA (p<0,001). Não foi verificada diferença na pressão arterial antes e depois do consumo de suco de uva branco. Além disso, não houve alteração da glicemia, insulina e dos níveis de danos oxidativos. As mulheres suplementadas 2 apresentaram aumento de 16% do colesterol HDL, sem alteração nos demais parâmetros do perfil lipídico. Demostrando o potencial do suco de uva branco como um importante aliado na redução dos riscos para doenças cardiovasculares (sic). |
|---|